Festa dos Tabuleiros 2011




Saída das Coroas


Começando no Domingo de Páscoa, estes cortejos prolongam-se ao longo de vários fins de semana culminando no dia do Grande Cortejo dos Tabuleiros. Nestes cortejos são reveladas ao público as coroas e os estandartes das 16 freguesias do Concelho de Tomar, tanto em cortejos conjuntos em que participam todas as freguesias como em cortejos parciais em que participam algumas das freguesias, nele participam também algumas das bandas de Tomar, membros da Comissão da Festa dos Tabuleiros e figuras políticas e notáveis da cidade. De todas as coroas a mais antiga é uma coroa da Junta de Freguesia da Asseiceira datando do séc. XVI, por contraste a mais recente pertence à Junta de Freguesia de Santa Maria do Olival.


Em 2011 as Saídas das Coroas realizam-se nos dias 24 de Abril, 1, 15, 22 e 29 de Maio e nos a 12 e 19 de Junho e percorrem toda a cidade.









Cortejo dos Rapazes


É talvez o mais bonito dos cortejos, sem atrair as multidões que atrai o Grande Cortejo dos Tabuleiros é de resto igual a este, com a diferença de serem as crianças até aos 10 anos das várias escolas do Concelho que compõem este cortejo de pequenos tabuleiros e para os mais pequeninos cestos. Este Cortejo sai da Mata dos Sete Montes fazendo um percurso pelo centro histórico da cidade que culmina na benção dos Tabuleiros na Praça da República e terminando de seguida no local onde começou.


O Cortejo dos Rapazes realiza-se em 2011 no dia 3 de Julho.













Cortejo do Mordomo


O Cortejo do Mordomo é realizado no último dia da semana antes do Cortejo Final e é representativo pela entrada do Mordomo da festa, do Presidente da Câmara, do Presidente da Assembleia Municipal, Vereadores, em várias charretes, e Presidentes das Juntas de Freguesia, todos acompanhados por dezenas de homens a cavalo na cidade, pois afinal de contas estamos no Ribatejo. Neste cortejo as três parelhas de bois que vão no Grande Cortejo e na Distribuição do Bodo a transportar o Vinho, o Pão e a Carne, também surgem na cidade.


Em 2011 este cortejo realiza-se a 8 de Julho, tendo ínicio na Avenida Nuno Álvares Pereira e fazendo um circuito pelas principais artérias da cidade.











Ruas Ornamentadas


No final da tarde do dia em que se realiza o Cortejo do Mordomo, os representantes dos órgãos políticos municipais, Mordomo e outras membros da Comissão procedem à inauguração das ruas ornamentadas, abrindo ao público todas as ruas do centro histórico e outras da zona nova da cidade que agora ornamentadas dotam a cidade de uma inagualável beleza, enchendo-a de cor e vida, com flores de papel de todas as cores. Nesta noite a cidade enche-se de pessoas como em mais nenhuma altura nos quatro anos anteriores, sendo quase impossível uma pessoa movimentar-se entre as multidões, mas é uma noite única e bela, sendo um dos pontos altos da festa. No final de todas as celebrações as ruas lutam por ganharem prémios pela sua criatividade e beleza, sendo o prémio uma placa que os moradores se orgulham de colocar na esquina da sua rua.


Este acontecimento realiza-se durante o final da tarde e noite do dia 8 de Julho.



















Jogos Populares


Nestes jogos conhecidos de todos, habitantes das várias freguesias lutam por ganharem as competições pela sua freguesia.

Realizando-se no dia 9 de Julho pela tarde no Estádio Municipal proporciona momentos de alegria e de felicidade.










Grande Cortejo dos Tabuleiros


Este é o momento pelo qual os cidadãos do concelho de Tomar mais esperam de quatro em quatro anos.


As origens deste cortejo remontam à ocupação romana em que se faziam oferendas à deusa Ceres. Com D. Dinis e a Rainha Santa Isabel estes cortejos voltaram à cidade, desta feita por culto ao Espírito Santo.

Agora em 2011 é ano de Festa dos Tabuleiros e mais uma vez o Grande Cortejo saí a um Domingo como tem sido desde 1914. Contando com Tabuleiros de todas as Freguesias promete chegar ás centenas de Tabuleiros. O percurso realizado por este cortejo que é realizado pelos pares que levam Tabuleiro, assim como pelos Aguadeiros que tanto ajudam os pares a aguentarem o forte calor que sempre se faz sentir neste dia, como pelas parelhas de Touros que levam o Vinho, o Pão e a Carne e por várias bandas da cidade.

Este cortejo realiza-se na tarde do dia 10 de Julho, saíndo da Mata dos Sete Montes e percorrendo toda a cidade e culminando na benção dos Tabuleiros na Praça da República, sendo o ponto mais belo do Cortejo em que todos os Tabuleiros se erguem ao som dos sinos da Igreja de São João Baptista, lá pelo final da tarde o Cortejo termina junto ao Convento de São Francisco.

Para quem quiser visitar Tomar e assistir ao Cortejo deve vir bem cedo pois de manhã já várias pessoas ocupam as várias ruas por onde passará o Cortejo, e também deve ter em consideração como chega à cidade sendo aconselhado se vier de Sul do concelho deixar o carro no Entroncamento e apanhar comboio para Tomar, pois a Estação Ferroviária não se encontra longe das ruas por onde o Cortejo passará.














Distribuição do Bodo


As celebrações da Festa dos Tabuleiros terminam na Segunda-feira seguinte ao Grande Cortejo, com a distribuição do Bodo em que as parelhas de bois distribuem por vários pontos da cidade ás pessoas com menos capacidades financeiras Carne, Pão e Vinho, dando a esta Festa um grande e importante cariz social, além da grande projecção nacional e internacional que esta Festa representa para a Cidade Templária.


A distribuição do Bodo é realizada no dia 11 de Julho de 2011.








***






Todas as fotos à excepção das fotografias das Saídas das Coroas são da edição de 2007 da Festa dos Tabuleiros e propriedade de António Augusto e RCT, todas as outras pertencem ao grupo "À Procura de Tomar".